26 DE MAIO/2025 (1º dia)
(segunda-feira)
Centro Cultural UFMG
(Av. Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte – MG)
8h00 (GMT-3) – Credenciamento
8h30-9h30 (GMT-3) – Mesa Oficial de Abertura
LOCAL: Auditório (e live no YouTube)
9h45-10h45 (GMT-3) – Conferência Plenária de Abertura
Dra. Lucia Gouvêa Pimentel (UFMG)
Mediação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
LOCAL: Auditório (e live no YouTube)
11h-12h45 (GMT-3)
GT 1 – Dinâmicas Urbanas em transformação (presencial)
Coordenação: Renata Baracho (UFMG) e Mozart Vidigal (UFMG)
Sessão: “Cidade e sustentabilidade”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
ANÁLISE DO POTENCIAL DAS SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA PARA AUMENTAR A RESILIÊNCIA CLIMÁTICA EM AMBIENTES PÚBLICOS
Mestrando Mateus Claudino (UFMG)
Dra. Cynara Bremer (Universidade de Granada)
BAIRROS ECOSSUSTENTÁVEIS: INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS INTELIGENTES E SOLUÇÕES NATURAIS NO BRASIL
Thalison Teixeira da Silva (UFMG)
Mes. João Vitor Souza Teixeira (UFMG)
Dra. Renata Maria Abrantes Baracho (UFMG)
Dr. Mozart Joaquim Vidigal (UFMG)
URBANISMO SUSTENTÁVEL E PLANEJAMENTO INTELIGENTE: ESTUDO DE CASO DO SMART URBA DUNLOP
Janine Martins Xavier (UFMG)
Dra. Renata Maria Abrantes (UFMG)
Dr. Mozart Joaquim Vidigal (UFMG)
Mes. João Vitor Souza Teixeira (UFMG)
BORDADO VERDE U.AI – BELO HORIZONTE
Doutorando Daniel Jesus de Souza Prazeres (UAM)
Dra. Suzete Venturelli (UAM)
LEI DE MOORE E COMPUTAÇÃO QUÂNTICA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO DAS CIDADES INTELIGENTES E O PROCESSAMENTO DE DADOS DIGITAIS
Mestrando Vinícius Viana (UEMG)
Gustavo Martins (UFMG)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Memória, criação e gênero”
LOCAL: Sala 3
IMAGENS SOBRE O TRABALHO FEMININO EM PROPAGANDAS: DISCURSO E HISTÓRIA
Mestranda Camilla Ferreira Passos Silva (Universidade Estadual de Feira de Santana)
VIOLÊNCIA E VALENTIA FEMININA: LACUNAS DA MEMÓRIA EM MATA DOCE DE LUCIANY APARECIDA
Doutoranda Camila Lobato Rajão (CEFET-MG)
A ARTE COMO CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA: O travesti, este desconhecido
Mestranda Sofia Ribeiro de Assis (UFMG)
CORPOS E VOZES FEMININAS NA POESIA INSURGENTE
Doutoranda Raissa Pereira Baptista (CEFET-MG)
SEX, DE MADONNA: UMA CARTOGRAFIA ERÓTICA DE NOVA YORK
Breno Amorim Nery de Souza (IPOG)
Mes. Gustavo Henrique Ramos Silva (Unimontes)
ARTISTAS VISUAIS E SEUS ESPAÇOS DE CRIAÇÃO
Mes. Fabrícia Almeida Batista (UEMG)
GT 4 – Arte, mídias e tecnologias digitais (presencial)
Coordenação: Alessandra Lucia Bochio (UFRGS), Clarissa Rita Daneluz, Larissa Macêdo ( FEBASP) e Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
Sessão: “O erro, a performance e a ancestralidade”
LOCAL: Sala 5
IMPREVISIBILIDADES PROGRAMADAS: GLITCH ART E A ESTÉTICA DO ACIDENTE NA ARTE DIGITAL CONTEMPORÂNEA
Mestrando José Lucas Vila Nova (UFPE)
PINTAR-PERFORMANCE
Mestranda Isabella Mendes Sammarco (UEMG)
Dr. Stanley Levi Fernandes (UEMG)
PERFORMANCE MUSICAL EM AMBIENTE INTERATIVO: CRIAÇÃO COLABORATIVA COM VIOLÃO GUIART
Doutorando Renato Mendes Rosa (IFMG/UFMG)
Dr. Sérgio Freire (UFMG)
CONVERSÕES E RECURSIVIDADES TÊXTEIS: entrelace do ancestral e contemporâneo em Ximena Garrido-Lecca
Dra. Natália Rezende Oliveira (UFMG)
Mes. Rachel Leão de Souza (UFMG)
ARTE E DESINFORMAÇÃO: ENTRE RUÍDOS E IMPUREZAS
Mestrando Raphael Silva Ferreira (UEMG)
GT 2 – Imagem, Edição e Tecnopoéticas (presencial)
Coordenação: Rogério Barbosa da Silva (CEFET-MG), Amanda Rafaela Gomes Martins (CEFET-MG) e Wagner José Moreira (CEFET-MG)
Sessão: “Design de interface para problemas reais”
LOCAL: Sala 7
RECICLAGEM DE PET E IMPRESSÃO 3D: RECONHECENDO O PROBLEMA E PRODUZINDO SOLUÇÕES
Doutorando Daniel Seda (UNESP)
Dr. Chico Simões (UNESP)
DESIGN E REDESIGN NA PLATAFORMA MEC_CONECTA
Dra. Débora Aita Gasparetto (UFSM)
Gustavo dos Santos Miranda (UFSM)
Gabriel Alexander Cardoso (UFSM)
DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO NA PLATAFORMA CESTA DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO
Gabriel Alexander Cardoso (UFSM)
Dra. Débora Aita Gasparetto (UFSM)
Mestranda Jaqueline Friedrich Petroni (UFSM)
BATUCADA BIT – DESENVOLVIMENTO DE IMDS PARA MUSICALIZAÇÃO
Mestrando Gabriel Lopes Rocha (UFSJ)
EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS E A CONSTRUÇÃO DE EMPATIA PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Mestranda Laura Dias Porto (USP)
Mestranda Jane Aparecida Marques (USP)
GT 8 – O (des)conhecido nas artes e nas ciências (presencial)
Coordenação: Paulo Roberto Barreto Caetano (UNIMONTES)
Sessão: “O familiar, o infamiliar e os animais”
LOCAL: Sala 2
A INFAMILIAR META-TELA
Dra. Milena Szafir (UFCE)
FAZER PARENTESCOS ESTRANHOS PARA UM PLANETA HABITÁVEL
Doutoranda Ana Paula Lourenço da Silva (UFRJ)
DIÁRIO DE BORDO E ANIMAIS ABISSAIS
Doutoranda Luíza Costa (UFMG)
TRÊS DEVIRES-GATO: INTENSIDADES FELINAS EM GUIMARÃES ROSA, MIA COUTO E MICHELINY VERUNSCHK
Dr. Josué Borges de Araújo Godinho
GT 10 – Reconhecendo corpos, tecnologias e espécies companheiras (presencial)
Coordenação: Breno Tenório Ramalho de Abreu (UEMG) e Thatiane Mendes Duque (UEMG)
Sessão: Os corpos, as críticas e a vida 1
LOCAL: Sala 1
HUMANOS VS. IA: A fabricação de identidades digitais.
Doutoranda Luiza Fontes Martins (CEFET – MG)
CORPOS GERACIONAIS
Dr. Aureo Guilherme Mendonça (UFF)
LABIOS – LABORATÓRIO DE PRÁTICAS BIOPOÉTICAS: INCUBAR O [N]OVO
Mes. Nathalia Gouveia C. Leite (UNESP)
RESSONÂNCIAS HUMANO-CETÁCEAS
Dr. Matheus da Rocha Montanari (Leonardo – ASU Center for Science and the Imagination)
Caetano Sordi, Lilian Hoffmann (UFES)
Viviane Vedana (UFSC)
Rafael Devos (UFSC)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Inteligência Artificial e o desconhecido”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
O QUINTAL DAS CRIATURAS ESTRANHAS: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO PARCEIRA CRIATIVA NAS ARTES PERFORMATIVAS
Mes. Daniela de Jesus Souza (Universidade NOVA de Lisboa)
DAS IMAGENS TRADICIONAIS À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A PRODUÇÃO VISUAL NO TERRITÓRIO DO DESCONHECIDO
Mes. Rogério Andrade de Jesus (UNESP)
PESQUISA EM ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Dr. Fernando Codevilla (UFSM)
NÃO SABEMOS QUE NÃO SABEMOS: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A INCÔMODA CERTEZA DO DESCONHECIDO
Dr. Alí Albarrán (UNAM – México)
FALA DE ARTISTA – ARTIST TALK (presencial)
LOCAL: GALERIA
Ana Elisa Novais
Rogério Barbosa
João Vilnei
Francisco Marinho
12h45-14h00 (GMT-3) – Programação de Almoço
14h00-15h45 (GMT-3)
GT 1 – Dinâmicas Urbanas em transformação (presencial)
Coordenação: Renata Baracho (UFMG) e Mozart Vidigal (UFMG)
Sessão: “Cidade, espaço e tecnologias digitais”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
VIDA E MORTES DAS CIDADES: DAS CIDADES UTÓPICAS ÀS CIDADES INTELIGENTES
Mestrando Vinícius Viana (UEMG)
Gabriel Rios (UEMG)
EXPOSIÇÕES IMERSIVAS: AS IMPRESSÕES DO PÚBLICO
Dra. Flávia Campos Junqueira (UFPE)
Dra. Luciana Ferreira da Costa (UFPB)
CONCEPÇÕES DE PAISAGEM NO CONTEXTO PÓS-DIGITAL E PÓS-BIOLÓGICO
Dr. Italo Travenzoli (UEMG)
ARTE DIGITAL PERIFÉRICA: ÉTICAS, ESTÉTICAS E FORMAS DE INSERÇÃO
Mestrando Lucca Pereira Dias (UFRJ)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Direito à memória e resistências”
LOCAL: Sala 3
O TEATRO INDEPENDENTE FRENTE À COVID-19
Mestranda Alice Pereira Buchweitz (Universidade Federal de Pelotas)
MEMÓRIAS DO 9: DIREITO À MEMÓRIA DA FAVELA
Mestranda Adriele Oliveira (USP)
MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA NO CAMPO DAS ARTES PLÁSTICAS DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1968)
Mestranda Lucía Maria Sbardella (UESB-BA)
Dr. José Alves Dias (UESB-BA)
ARTE, TECNOLOGIA E MEMÓRIA AFRO-BRASILEIRA: DESCONSTRUINDO NARRATIVAS COLONIAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Doutoranda Thais Oliveira da Rosa (UFSM)
Dra. Andreia Machado Oliveira (UFSM)
A INFLUÊNCIA DA FOTOGRAFIA COLONIAL NA CARREIRA POLINÉSIA DE GAUGUIN
Mestranda Gabrielle Lino Teixeira (UFJF)
DELIRAR NÃO É PRECISO
Dr. João Batista Santiago Sobrinho (CEFET-MG)
GT 4 – Arte, mídias e tecnologias digitais (presencial)
Coordenação: Alessandra Lucia Bochio (UFRGS), Clarissa Rita Daneluz, Larissa Macêdo ( FEBASP) e Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
Sessão: “Refletindo sobre a imagem (digital)”
LOCAL: Sala 5
ALÉM DA TELA: A NOVA PERCEPÇÃO DAS ARTES VISUAIS NA ERA DIGITAL
Mes. Vanessa Ferreira (UFRJ)
REFERENCIAIS, DESDOBRAMENTOS E POSSIBILIDADES DA IMAGEM NATO-DIGITAL
Doutoranda Karyne Berger Miertschink (UFES)
Dr. Daniel Hora (UFES)
O ATO DE CRIAR VIDEOARTES GERA REFLEXÃO?
Doutoranda Sofia Sartori dos Santos (UNESP)
Dra. Regilene Sarzi Ribeiro (UNESP)
CONSTRUINDO CRISTO COMO GIF: UMA APROPRIAÇÃO DE GUIGNARD
Doutorando Thiago José Santos de Alcântara (UEMG)
GLITCH COMO POÉTICA PARA CONTRANARRATIVAS
Dra. Ana Elisa Novais (IFMG)
GT 2 – Imagem, Edição e Tecnopoéticas (presencial)
Coordenação: Rogério Barbosa da Silva (CEFET-MG), Amanda Rafaela Gomes Martins (CEFET-MG) e Wagner José Moreira (CEFET-MG)
Sessão: “Imagens tecnopoéticas e educação”
LOCAL: Sala 7
DA IMAGEM AO POEMA: PERCURSO PEDAGÓGICO ATRAVÉS DA IMAGEM
Dra. Maria Daniela Pereira de Sousa (Camões I.P.)
INVISIBLE BORDERS TRANS-AFRICAN PHOTOGRAPHERS ORGANIZATION: HIBRIDISMO, MOBILIDADE E TECNOLOGIA NA RECONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE AFRICANA
Doutoranda Thaíssa Dillÿ (Universidade de Coimbra)
O PARADOXO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE ARTE: ENTRE O COTIDIANO E O DESCONHECIDO
Mes. Flaviane Zanelatto Silva (UFF)
LITERATURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS EM SALA DE AULA
Dra. Amanda Martins (CEFET-MG)
Dra. Andreia Oliveira (CEFET-MG)
PROCESSO CRIATIVO, IDENTIDADE, POÉTICA, E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE UM PROJETO AUTORAL DE ANIMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mestrando Lucas A. Scramim Perella (UNICAMP)
GT 8 – O (des)conhecido nas artes e nas ciências (presencial)
Coordenação: Paulo Roberto Barreto Caetano (UNIMONTES)
Sessão: “Análises do desconhecido 1”
LOCAL: Sala 2
O ANACRONISMO DE DAVID LYNCH: UM REFLEXO DA REALIDADE ONÍRICA NO PÓS-DIGITAL
Doutoranda Priscila Rezende Portugal (UFMG)
Eduardo Séllos Rodrigues (UEMG)
A CIDADE COMO PALIMPSESTO: A CRIANÇA E AS DESCOBERTAS NOS VESTÍGIOS URBANOS
Dr. Lidnei Ventura (UDESC)
Mes. Letícia Águida Bento Ferreira (UDESC)
Dr. Davi Henrique Correia de Codes (UDESC)
GT 10 – Reconhecendo corpos, tecnologias e espécies companheiras (presencial)
Coordenação: Breno Tenório Ramalho de Abreu (UEMG) e Thatiane Mendes Duque (UEMG)
Sessão: “Os corpos, as críticas e a vida 2”
LOCAL: Sala 1
A REPRESENTAÇÃO DO CORPO NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Dra. Tatiane de Oliveira Elias (UFSM)
DESIGN DE MODA E CINEMA COMO VETORES PARA RECONHECER CORPOS
Dr. Breno Tenório Ramalho de Abreu (UNB)
Aline Lima Carlos (UNB)
Pedro Hermano Gonzalez Cordeiro (UNB)
DOIS NOVOS PARANGOLÉS ELETRÔNICOS
Dr. Sidney Tamai (UNESP)
Fernanda Catelani (UNESP)
Dennis M. de Oliveira Gomes (UNESP)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Poéticas digitais e o desconhecido 1”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
DO PONTO À LINHA DA LINHA À MANDALA
Dra. Maria Daniela Pereira de Sousa (Camões I.P.)
ETERNORGASMO, UM ANIMAFORISMO DO POSTHUMAN WORM: CRIAÇÃO
INTERMIDIÁTICA QUE CONECTA AFORISMO E ANIMAÇÃO
Dr. Edgar Silveira Franco – Ciberpajé (UFG)
CONSTRUINDO RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS VIRTUAIS: EXPLORANDO A EXPERIÊNCIA DA BONFIRE
Mes. Adryana Diniz Gomes (Bonfire – Virtual Artistic Residency)
KHÁOS: PESQUISA, EXPERIMENTAÇÃO E O DESCONHECIDO NAS RELAÇÕES ENTRE DANÇA, ARTE E TECNOLOGIA
Dr. Felipe Duarte (Universidade de Coimbra)
MENTIRA: O FICCIONAL LEGÍTIMO E O VEROSSÍMIL LIMITANTE
Mestrando Pedro David (UNICAMP)
Mauricius Martins Farina (UNICAMP)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Poéticas digitais e o desconhecido 2”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
NOTAS PARA O ABANDONO DE MIM: PESQUISA PERFORMATIVA
Doutoranda Giovana Moura Domingos (UFSM)
Gisela Reis Biancalana (UFSM)
ARTISTAS BRASILEIROS E SUAS TATUAGENS DIGITAIS, EM TEMPOS DE AUTOMATOGRAFIAS
Dra. Fernanda de Paula Carvalho (PUC-Minas)
Mestrando Raphael Silva Ferreira (UEMG)
O DESCONHECIDO EM VIDEOINSTALAÇÕES DA 49ª BIENAL DE VENEZA
Dra. Patrícia Teles Sobreira de Souza (UFRN)
ESCUTAR O RIO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM PARCERIAS (DES)CONHECIDAS
Mestranda Valdirene Schneider (UFFS)
Rocheli Koralewski (UFFS)
Dra. Marcela Alvares Maciel (UFFS)
SANGUE DO DIABO: UMA POÉTICA EM ARTE DA PERFORMANCE
Doutoranda Luana Furtado Ramos Cairrão (UFSM)
16h00-17h30 (GMT-3)
GT 2 – Imagem, Edição e Tecnopoéticas (presencial)
Coordenação: Rogério Barbosa da Silva (CEFET-MG), Amanda Rafaela Gomes Martins (CEFET-MG) e Wagner José Moreira (CEFET-MG)
Sessão: “Vídeo e outras linguagens”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
O VIDEOCLIPE COMO ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO DO DESCONHECIDO EM HOUSE OF CARDS, DO RADIOHEAD.
Mes. Cleiton Lopes (UFMG)
CORPOGRAFIAPOÉTICA: POR UMA VIDEODANÇA BRASILEIRA
Dr. Jackson Santos Vitória de Almeida (UFMG)
FRANKENHOOKER (1990): UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO IDEAL FEMININO NO CINEMA TRASH DOS ANOS 90
Ivamara Lima Fernandes (UNAMA)
Iasmin de Fátima Luz do Carmo (IFPA)
Mes. Camila Maiara Costa Oliveira Prado (IFPA)
REFLEXÕES ENTRE TECNOLOGIA E PERFORMANCE AUDIOVISUAL: UMA ABORDAGEM GENEALÓGICA
Mes. Luciano Soares Mariz (Universidade Federal de Campina Grande)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Memória, espaço e território 1”
LOCAL: Sala 3
ESPAÇOS DE MEMÓRIA: O OLHAR DO ERRANTE AO CONHECIDO DESCONHECIDO
Mestrando Alan Marques de Pinho (UFJF)
Mes. Flaviane Zanelatto Silva (UFF)
Patrick F. Zillig (UCP)
“CASA À MARGEM”: MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E SUSTENTABILIDADE NAS MARGENS DOS RIOS AMAZÔNICOS
Doutorando Maximílian Medeiros Rodrigues (UFRGS)
MEMÓRIAS DE UM QUILOMBO: A ARTETERAPIA NO CUIDADO DAS EMOÇÕES ATRAVÉS DA RECONEXÃO COM A ANCESTRALIDADE E COM O TERRITÓRIO
Mestranda Thaina Pereira de Assis (UFMG)
Adriana de Souza Medeiros Batista (UFMG)
GENIUS LOCI: TERRITORIALIDADES DA CENA METAL DE BH
Dr. Paulo Henrique Caetano (UFSJ)
SANDICE ERASMA DO DESENCONTRO FUNDADOR DA NAÇÃO BRASILEIRA
Doutorando Filipe dos Santos Barrocas (USP)
GT 4 – Arte, mídias e tecnologias digitais (presencial)
Coordenação: Alessandra Lucia Bochio (UFRGS), Clarissa Rita Daneluz, Larissa Macêdo ( FEBASP) e Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
Sessão: “Criação e suas variações expressivas”
LOCAL: Sala 5
2RIOS: EXPERIMENTAÇÕES E CRIAÇÃO ARTÍSTICA COLETIVA EM INTERNET ART
Andressa Ahlert (UFRGS)
Carolina Esteves Vieira (UFRGS)
Dra. Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
GEOMETRY OF CREATION: ANALYSIS OF ANTIRHYTHMIC STRUCTURES
Mes. Nazila Karimi (Islamic Azad University)
Mes. Mohammad Ali Famori (Islamic Azad University)
EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: DESCONSTRUÇÃO DE GÊNERO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Mestrando Vinicius Alves de Almeida (USP)
DO PINCEL AO PIXEL: DAVID HOCKNEY ENTRE A PINTURA, O DESENHO E AS ARTES DIGITAIS
Dra. Celina Lage (UEMG)
Dr. Andre Araujo (UEMG)
RECONFIGURANDO A EXPOSIÇÃO DE ARTE: A EXPERIÊNCIA DA PANORAMA NOS FORMATOS PRESENCIAL, HÍBRIDO E META
Mestranda Gabriela Mara Silva Ferreira (USP)
Ana Luiza Pedrosa Camilo (UEMG)
GT 3 – Exercício transdisciplinar: performance teatral entre as tecnologias digitais e o meio ambiente (presencial)
Coordenação: Flávio Schiavoni (UFSJ), Regilan Deusamar (UFSJ) e Adilson Siqueira (UFSJ)
Sessão: “Performances, teatro e tecnologias digitais”
LOCAL: Sala 7
A INFLUÊNCIA DE JOHN CAGE E O GRUPO FLUXUS NA PERFORMANCE DE RESISTÊNCIA DE MARCELO DOLABELA
Mestranda Ana Cristina Nunes de Gusmão (CEFET-MG)
A EXPERIÊNCIA DO MASCARAMENTO E A PRESENÇA MEDIADA PELO TEATRO IMERSIVO
Mestrando Robson Nunes Vieira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DABAHIA)
“CORAGEM DE MAMAR EM ONÇA”: UMA ANÁLISE DAS FRONTEIRAS CORPO-MENTE ENTRE O LIMITE, O PERIGO E O INESPERADO NA CRIAÇÃO PERFORMÁTICA
Mestranda Eckxs Camões Cunha (Universidade Federal do Maranhão)
O EFEITO DA SINGULARIDADE NO SOCIAL: UÝRA E SUA PERFORMANCE TRANSESPÉCIES
Doutorando Rodrigo Moreira de Almeida (UFMG)
ALIANÇA ENTRE ARTES CÊNICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO E CULTURA
Dra. Regilan Deusamar Barbosa Pereira (UFSJ)
GT 8 – O (des)conhecido nas artes e nas ciências (presencial)
Coordenação: Paulo Roberto Barreto Caetano (UNIMONTES)
Sessão: “Análises do desconhecido 2”
LOCAL: Sala 2
A HISTÓRIA COMO COLAGEM DE CACOS: REFLEXÕES A PARTIR DAS TESES SOBRE A HISTÓRIA DE WALTER BENJAMIN
Dr. Lidnei Ventura (UDESC)
Mes. Letícia Águida Bento Ferreira (UDESC)
Dr. Davi Henrique Correia de Codes (UDESC)
(DES)INVENÇÃO DA MEMÓRIA EM BLADE RUNNER 2049
Dr. Paulo R. B. Caetano (CEFET)
O INCONSCIENTE E O SONHO NA OBRA CINEMATOGRÁFICA DE DAVID LYNCH: CARTA ABERTA AO LEGADO DOS QUE SE FORAM À POIESIS EM DEVIR
Mestrando Luciano Marcio de Moraes Chacur (UEMG)
Mestranda Priscila Maria Piotto de Melo Pádua (UEMG)
RASTROS DO CORPO E A NINFA FLUIDA NA VIDEOPERFORMANCE DE ANA MENDIETA
Mestranda Maiara Martins Gomes (UNB)
Dr. Antenor Corrêa (UNB)
GT 10 – Reconhecendo corpos, tecnologias e espécies companheiras (presencial)
Coordenação: Breno Tenório Ramalho de Abreu (UEMG) e Thatiane Mendes Duque (UEMG)
Sessão: “Design, vida e análises críticas 1”
LOCAL: Sala 1
TECENDO UM FUTURO ECOLÓGICO: O POTENCIAL DO BIODESIGN FEITO COM ALGAS NO DESIGN E NA MODA LATINO-AMERICANA
Mestrando Eduardo Menezes de Amorim (UNB)
Dr. Breno Tenório R. de Abreu (UNB)
A LUTA DE D. ANDREW STEWART E SEU T-STICK NA COREOGRAFIA IMPROVISADA DE “EVERYONE TO THE POWER OF ONE”
Dr. Fausto Borém (UFMG)
Dr. Marcelo M. Wanderley (McGill University – Canadá)
FIGURAS E ESTÓRIAS HARAWAYANAS PARA A SOBREVIVÊNCIA TERRANA
Doutoranda Ana Paula Lourenço da Silva (UFRJ)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Crises, crítica e o desconhecido”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
PAREDES E MEMÓRIAS: UM CASO DE ARTIVISMO
Dra. Antonia de Jesus Sales (IFCE)
O CORPO, A PALAVRA E O MICROFONE COMO DISPOSITIVO DE REEXISTENCIA
Mestranda Taciana Bezerra Dos Santos (UFC)
CRISTOVÃO COLOMBO, UM MITO [DES]CONHECIDO
Doutorando Fabrizio Claussen (UERJ)
INTERPRETAÇÕES SOBRE O FUTURO DA CULTURA POPULAR: DA CERTEZA AO DESCONHECIDO
Doutorando Raphael Leon de Vasconcelos (USP/UNESP)
TECNOLOGIAS ANCESTRAIS DE FUGA: ROTAS DE UM ESCREVER/PESQUISAR O IMPOSSÍVEL
Mestranda Daliene de Brito Cipriano (UFC)
17h30-18h45 (GMT-3) – Mesa redonda plenária
Dra. Rosangella Leote (UNESP)
Dr. Rohal Nicol (Curtin University)
Mediação: Dra. Renata Maria Abrantes Baracho (UFMG)
Local: Auditório (e live no Youtube)
27 DE MAIO/2025 (2º dia)
(terça-feira)
Centro Cultural UFMG
(Av. Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte – MG)
9h00-10h30 (GMT-3)
GT 2 – Imagem, Edição e Tecnopoéticas (presencial)
Coordenação: Rogério Barbosa da Silva (CEFET-MG), Amanda Rafaela Gomes Martins (CEFET-MG) e Wagner José Moreira (CEFET-MG)
Sessão: “Produção e análise das tecnopoéticas”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
FENDA
Doutorando Daniel Jesus de Souza Prazeres (UAM)
Dra. Suzete Venturelli (UAM)
SEMENTEIRA E A CINÉTICA MANUAL DE MÁRCIO SAMPAIO
Dr. Julio Abreu (CEFET-MG)
ESTALACTITES TIPOGRÁFICAS UMA EXPOSIÇÃO MULTIMIDIÁTICA
Mes. Ana Paula da Costa (CEFET-MG)
PRESERVAÇÃO DE IDENTIDADE VERSUS PROCESSOS INTERPRETATIVOS DA IA
Dra. Cristina Horta de Almeida (UFMG)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Memória, espaço e território 2”
LOCAL: Sala 3
O BAIRRO FABULADO: IMAGENS, ESCUTAS E AFETOS NA MEMÓRIA DA SERRINHA
Doutoranda Renata Cavalcante de Oliveira (UFC)
ESTÉTICA E FUNCIONALIDADE: A PRESENÇA DOS LADRILHOS HIDRÁULICOS NAS CASAS-SEDE DA ZONA RURAL DO BREJO PARAIBANO (1892-1945)
Doutorando Luiz Ricardo Sales (UFRGS)
MEMÓRIAS AFETIVAS: TRICÔS, PONTOS E LAÇADAS NO TERRITÓRIO DA MODA ARTESANAL
Mestrando Mateus Aparecido de Moraes (UDESC)
Doutoranda Rachel Rios Scherrer (UEMG)
Eduardo Trauer (UEMG)
VOZES QUE CIRCULAM: A INICIATIVA DE UM SISTEMA ÚNICO DE CULTURA CIRCULAR EM MARICÁ
Dr. Sady Bianchin (Secretaria de Cultura e das Utopias – Maricá)
Mes. Isis Macedo (Secretaria de Cultura e das Utopias – Maricá)
Lorena Leal (Secretaria de Cultura e das Utopias – Maricá)
CORPO, TERRITÓRIO E MEMÓRIA: A HISTÓRIA LGBTQIA+ DE BRUMADINHO/MG ATRAVÉS DA ORALIDADE
Mes. Letícia Peixoto Silva (Inhotim)
GT 4 – Arte, mídias e tecnologias digitais (presencial)
Coordenação: Alessandra Lucia Bochio (UFRGS), Clarissa Rita Daneluz, Larissa Macêdo ( FEBASP) e Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
Sessão: “O som e outras expressões”
LOCAL: Sala 5
OS DOIS ORGASMOS DE ELIS REGINA EM “ME DEIXAS LOUCA”
Dr. Fausto Borém (UFMG)
A LIMITAÇÃO DA IA NA PRODUÇÃO DE LETRAS DE RAP: REFLEXÕES SOBRE CRIATIVIDADE E AUTENTICIDADE
Mestrando Júlio César de Sousa (UFSJ)
Dr. Flávio Luiz Schiavoni (UFSJ)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ARTE DIGITAL: NARRATIVAS E CONSTRUÇÕES DE IDEIAS
Doutoranda Dayane Argentino Dias (UFSCar)
NAVEGAÇÕES URBANAS E DISTRAÇÕES ELETRÔNICAS
Mestranda Camila Felícitas Ramirez de Castro (UFF)
POR QUEM CHORAM AS MÁQUINAS: Paisagens emocionais em criações sonoras
Doutoranda Ana Moravi (UNB)
GT 5 – O livro e suas técnicas (presencial)
Coordenação: Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) e Elaine Martins (CEFET-MG)
Sessão: “Sobre o Livro e suas Técnicas”
LOCAL: Sala 7
“THE BOOK IS ON THE TABLE”: considerações básicas sobre o livro a partir da filosofia da técnica
Mes. Cleber Melo Rocha Santos (NCE/HCTE)
Dra. Maira Monteiro Fróes (UFRJ/SEEDUCRJ)
CONTRACENAR: palavra, corpo e cena (notas para uma palestra-performance)
Dra. Maria Fernanda Ceccon Vomero (USP)
LIVRO, METÁFORA, METONÍMIA
Dra. Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG)
CRIAR E PENSAR O LIVRO
Dra. Elaine Martins (CEFET-MG)
A AUTORIA VICÁRIA DE LACAN
Doutorando Diogo da Costa Rufatto (CEFET-MG)
GT 8 – O (des)conhecido nas artes e nas ciências (presencial)
Coordenação: Paulo Roberto Barreto Caetano (UNIMONTES)
Sessão: “Especulações e teorias rompendo as bordas”
LOCAL: Sala 2
O CÓDIGO MONA LISA
Dr. Guilherme Rodrigues Bruno (UFFS)
METAMENTES: CRIADORES E CRIATURAS
Dr. Francisco Carlos de Carvalho Marinho (UFMG)
ESPAÇONAVE TERRA: INTELIGÊNCIA PLANETÁRIA EN CONSCIÊNCIA ARTIFICIAL QUÂNTICA
Dra. Clarissa Ribeiro (USP)
GT 10 – Reconhecendo corpos, tecnologias e espécies companheiras (presencial)
Coordenação: Breno Tenório Ramalho de Abreu (UEMG) e Thatiane Mendes Duque (UEMG)
Sessão: “Design, vida e análises críticas 2”
LOCAL: Sala 1
TECNOLOGIA, EXISTÊNCIA E SIMBIOSE EM “SCAVENGERS REIGN”
Lucas Tadeu Aguiar (CEFET-MG)
Dr. Wagner José Moreira (CEFET-MG)
Doutoranda Sabrina Ramos Gomes (CEFET-MG)
METAL, VIRTUALIDADE, MATERIALIDADE
Bruna Albuquerque Bortolotti (UFC)
Dr. João Vilnei de Oliveira Filho (UFC)
PRÁTICAS DE PROJEÇÃO INTERATIVA UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL
Mestrando Felipe Negreiros de Vasconcelos (UFC)
BIOMATERIAIS COMESTÍVEIS À BASE DE TUBÉRCULOS
Dra. Thatiane Mendes Duque (UEMG)
Dr. Breno Tenório Ramalho de Abreu (UNB)
Fabrício Ferreira de Souza (UEMG)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Edições, criação, crítica e outras práticas 1”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
PUBLICAÇÕES DIGITAIS E QUESTÕES RACIAIS: ANÁLISE DE E-BOOKS DA EDITORA DA FURG NO PERÍODO DE 2020 – 2024
Murilo Borges (FURG)
Dra. Fabiane Pianowski (FURG)
“VISÃO ALÉM DO ALCANCE”: A POÉTICA DO ÁLBUM “GREY SCALE” E DO “TAROT (ANTI)MEKHANTRÓPICO”A PARTIR DE MITOS E LENDAS AFRO-BRASILEIROS NO UNIVERSO TRANSMÍDIA “MEKHANTROPIA”
Dr. Frederico Carvalho Felipe (UFG)
APROPRIAÇÃO DE AUTORIAS OU AUTORIA EM APROPRIAÇÕES?
Doutorando Alexandre De Nadal (UFRGS)
DISCRIMINAÇÃO ALGORÍTMICA E SUAS RAÍZES FINCADAS NA COLONIALIDADE: UM ENSAIO SOBRE DESIGN, CULTURA DIGITAL E TECNOLOGIA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASOS
Mestranda Elígia Filgueiras de Freitas (UFPE)
UMA CORDA NO MAR
Doutoranda Bárbara Kanashiro Mariano (USP)
10h45-12h30 (GMT-3) – Mesa redonda plenária
Local: Auditório (e live no Youtube)
11h-12h30 (GMT-3)
FALA DE ARTISTA – ARTIST TALK (presencial)
LOCAL: GALERIA
Marina Telles
Ginna Jorge
William Melo
12h30-14h00 (GMT-3) – Programação de Almoço
14h00-15h45 (GMT-3)
GT 9 – Indizível (presencial)
Coordenação: Silvia Laurentiz (USP) e Clarissa Ribeiro (USP)
Sessão: “Reflexões sobre os sujeitos, a crítica e os objetos”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
CONFORMAÇÕES DO DESEJO: A LINGUAGEM CIBERNÉTICA DOS OBJETOS E A FORMAÇÃO DISCRETA DOS SUJEITOS
Mestranda Leona Machado (USP)
REIMAGINAR PARADIGMAS SENSÍVEIS NA PRÁTICA CRÍTICA
Doutoranda Luisa Godoy (UFMG)
RELÓGIO DE ARTISTA: Possibilidades de narrativas temporais contra a narrativa dominante do tempo
Dr. Miguel Alonso A. Carvalho (USP/SESC-SP)
ENTRE MÁQUINAS E ROSTOS: ADAM HARVEY E A ARTE NA POLÍTICA DA ROSTIDADE
Doutorando Felipe da Silva Borges (USP)
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSPECTIVA PÓS-FENOMENOLÓGICA
Mestrando Dimitri Lomonaco (USP)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Morte, memória, transcendências”
LOCAL: Sala 3
CEMITÉRIO: NOTAS SOBRE A ESTÓRIA, O VAZIO E ELEFANTES
Mestrando João Gabriel Cendretti Rodrigues (UFJF)
MEMÓRIAS DE MORTALHA – O CEMITÉRIO DE OCARA E SEUS RELATOS
Mestranda Rochelle Silveira Lima (Unicatólica)
Dr. João Vilnei Oliveira Filho (UFC)
“OH DEUS, SALVE O ORATÓRIO” – MEMÓRIAS AUDIOVISUAIS DA FOLIA DE REIS
Dr. Wagner de Souza Antonio (UDESC)
SOU, SE NÃO APODREÇO? MEMÓRIA E IDENTIDADE NO TRANSUMANO
Mestranda Maria Lima de Andrade (UEMG)
MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM “BIBLIOTECA MALDITA”, DE MARILÁ DARDOT
Dra. Deborah Walter de Moura Castro (UNIFAL-MG)
GT 4 – Arte, mídias e tecnologias digitais (presencial)
Coordenação: Alessandra Lucia Bochio (UFRGS), Clarissa Rita Daneluz, Larissa Macêdo ( FEBASP) e Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
Sessão: “O teatro, o audiovisual e a tecnologia digital”
LOCAL: Sala 5
DO CONVÍVO AO TECNOVÍVIO E DE VOLTA AO ENCONTRO: o impacto da experiência digital durante a pandemia de COVID-19 nas criações do Grupo Galpão (BH)
Mes. Cíntia Raquel Badaró (UFMG)
Dra. Mariana Lima Muniz (UFMG)
Eduardo dos Santos Andrade (UFMG)
A QUALIDADE DA PRESENÇA DO ATOR-ATRIZ MEDIADA OU PROVOCADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS LIGADAS ÀS ARTES CÊNICAS E AO AUDIOVISUAL
Mestrando Robson Nunes Vieira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA)
O DESCONHECIDO EM DESCOBERTA: O teatro em diálogo com a tecnologia
Doutoranda Neise Teixeira Neves (UFMG)
Dra. Mariana Lima Muniz (UFMG)
TECNOLOGIA, AFETO E ABANDONO: UMA ANÁLISE QUEER DA PEÇA “A VOZ HUMANA”
Erickson Renan Pedroso (UFMG)
Dra. Mariana Lima Muniz (UFMG)
DISTOPIAS TECNOLÓGICAS: REPRESENTAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO NA SÉRIE RUPTURA
Mestranda Carolina Cassese de Vasconcellos (PUC-Minas)
GT 5 – O livro e suas técnicas (presencial)
Coordenação: Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) e Elaine Martins (CEFET-MG)
Sessão: “O Livro e seus Paratextos”
LOCAL: Sala 7
MUTAÇÕES DO PERITEXTO: breves reflexões sobre paratextos editoriais
Mestranda Anna Izabella Miranda (UFMG)
COMPRANDO PELA CAPA: os efeitos da presença de paratextos editoriais em textos traduzidos
Mestranda Vanessa Passos (UFSC)
CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA E DE SENTIDOS COM CAPAS DE LIVROS: um estudo de caso de casa-grande e senzala
Doutoranda Liciane Guimarães Corrêa (UFRJ)
DE NÃO LEITOR A ESCULTOR: IRNERIO E A TRANSFORMAÇÃO DO LIVRO EM ESCULTURA EM SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO, DE ITALO CALVINO
Mestranda Mariane de Sousa Oliveira (CEFET-MG)
MATERIALIDADE E NARRATIVA EM O PESO DO PÁSSARO MORTO: o livro impresso na contemporaneidade
Doutorando Helio Moise Rodrigues Viana (CEFET-MG)
GT 8 – O (des)conhecido nas artes e nas ciências (presencial)
Coordenação: Paulo Roberto Barreto Caetano (UNIMONTES)
Sessão: “Aparições do estranho 1”
LOCAL: Sala 2
IMAGENS-DESVIANTES: A ESTRANHA PAISAGEM FAMILIAR DE “ÓRIS”
Doutoranda Bárbara Lissa Campos (UFMG)
Doutoranda Maria Vaz (UFMG)
A HEURÍSTICA DO ESTRANHO
Mes. Beatriz Barreto Pinto (UERJ)
VITALISMO E IRRACIONALISMO BREGA CYBERPUNK NA TRANSDUÇÃO DE “URGÊNCIA MÁGICKA”
Dr. Léo Pimentel Souto (UFG)
Dr. Edgar Franco (UFG)
GT 10 – Reconhecendo corpos, tecnologias e espécies companheiras (presencial)
Coordenação: Breno Tenório Ramalho de Abreu (UEMG) e Thatiane Mendes Duque (UEMG)
Sessão: “O eu, o corpo e a vida”
LOCAL: Sala 1
EU PRECISO DESSAS PALAVRAS INSCRITAS
Dra. Thatiane Mendes Duque (UEMG)
Arthur Gomes Batista de Souza (UEMG)
O EU INCÓGNITO: HCIS, PADRONIZAÇÃO COGNITIVA E HETERONOMIA
Mestranda Maria Lima de Andrade (UEMG)
Eduardo Séllos Rodrigues (UEMG)
REFLEXÕES ACERCA DA CORPOREIDADE MULTIESPECÍFICA ATRAVÉS DO ENTORNO E DOS VESTÍVEIS
Mestranda Camila Reginaldo Johansen Longo (UNESP)
Mestrando Henrique Mendes Zadoroguoi (UNESP)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Edições, criação, crítica e outras práticas 2”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
NADA SE CRIA, TUDO SE REMIXA: O PROCESSO CRIATIVO NO DESIGN E NAS ARTES VISUAIS
Mestranda Lara Souza Benedet (UFSC)
Berenice Santos Gonçalves (UFSC)
UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE TRILHA SONORA E CENOGRAFIA EM FILME DE ANIMAÇÃO
Dr. José Antônio Baêta Zille (UEMG)
Nikolaos Eduardo Nogueira de Mello (UEMG)
ESPIRAIS DO MEDO: O INFAMILIAR E A REGRESSÃO EM UZUMAKI
Mestrando Ismael da Silva Trindade (UFNT)
AS CONTRIBUIÇÕES DE BELL HOOKS PARA A DECOLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DESIGN E PUBLICIDADE NO BRASIL
Mestranda Elígia Filgueiras de Freitas (UFPE)
Lucas de Oliveira Arraes (UECE)
CRÔNICAS DE UM MUNDO ESTILHAÇADO: CURRICULOS PARA SER
Dra. Fernanda Cavalcanti de Mello (UERJ)
Dra. Maria do Amparo Morais (UERJ)
Mes. Maristela Petri Cerdeira (UERJ)
16h00-17h30 (GMT-3)
GT 9 – Indizível (presencial)
Coordenação: Silvia Laurentiz (USP) e Clarissa Ribeiro (USP)
Sessão: “O indizível, a transcendência e a realidade”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
FOTOGRAFIA, INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS E A RECONFIGURAÇÃO DAS FRONTEIRAS ENTRE FATO E FICÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE REALIDADES
Mes. Adeilson William da Silva (UEMG)
Hillary Miranda Mascena (UEMG)
UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS CAMADAS INVISÍVEIS QUE SUSTENTAM PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E SOCIOLINGUÍSTICAS
Doutorando Rogério Alexandre das Dores (UFRJ)
A DISPUTA DO DIGITAL PELA MEMÓRIA DE UM DESASTRE
Dra. Ana Elisa Novais (IFMG)
INDIZÍVEL TRANSCENDENTE: Por Uma Estética Da Arte Quântico-Digital
Dra. Silvia Laurentiz (USP)
Dra. Clarissa Ribeiro (USP)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Memória, ficção e crítica 1”
LOCAL: Sala 3
AFROFUTURISMO, VERDADE E AFROCENTRICIDADE: a expansão do imaginário negro na arte, ciência e tecnologia
Mestrando Cristiano Eustáquio Pereira Moreira (UEMG)
LITERATURA E NAÇÃO: A REVISTA BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA DO BRASIL (1941-1966)
Doutoranda Andrezza Alves Velloso (UFMG)
MEMÓRIA, VOZES E NARRATIVAS, A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO CURTA-METRAGEM EVA (2024)
Jose Francisco Nunes Fonseca (CEFET-MG)
Dra. Joelma Rezende Xavier (CEFET-MG)
ANAMNESE: transitando entre tempos
Mes. Maria Luiza Porto Rabello de Mattos (UnB)
THE HART OF LONDON: O FILME-ENSAIO E O CORPO DO ESPECTADOR
Mestrando Leonardo Nunes Heringer (UFJF)
GT 4 – Arte, mídias e tecnologias digitais (presencial)
Coordenação: Alessandra Lucia Bochio (UFRGS), Clarissa Rita Daneluz, Larissa Macêdo ( FEBASP) e Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
Sessão: “Arte e imersão”
LOCAL: Sala 5
ENTRE O DESCONHECIDO E O IMERSIVO ARTE DIGITAL, TECNOLOGIA E A EXPANSÃO DOS LIMITES SENSORIAIS
Dr. Silas de Paula (Instituto Mirante de Cultura e Arte e Cultura)
ENTRE O VIRTUAL E O CONCRETO: MODOS DE EXPERIÊNCIA EM AMBIENTES VIRTUAIS COMPUTACIONAIS
Dr. Pedro Veneroso (UEMG)
REALIDADE VIRTUAL E DESIGN EXPOGRÁFICO: Processo de projeto de uma exposição virtual no Museu de Arte, Ciência e Tecnologia da UFSM
Kevenn Werney Keller (UFSM)
Dra. Cristina Landerdhal (UFSM)
DISCURSOS INVISÍVEIS: Design Expográfico no Museu de Ciência, Inovação e Tecnologia da UFSM
Kevenn Werney Keller (UFSM)
Dra. Cristina Landerdhal (UFSM)
Natalia Pires Horvath (UFSM)
Stephanie Goulart (UFSM)
Paola Bariquelo (UFSM)
Mauricio Benetti (UFSM)
Rafaela Milán (UFSM)
O SOM DAS PLANTAS: ARTE SONORA E PRESERVAÇÃO SENSÍVEL
Doutorando Luiz Carlos de Oliveira Ferreira (UFMG)
Dra. Maria Luiza Almeida Cunha de Castro (UFMG)
GT 5 – O livro e suas técnicas (presencial)
Coordenação: Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) e Elaine Martins (CEFET-MG)
Sessão: “Cadeia do Livro e Bibliodiversidade”
LOCAL: Sala 7
POR UMA EDIÇÃO MENOR PARA UMA QUIXOTE+DO
Doutoranda Luciana Fonseca Tanure de Castro (CEFET-MG)
REPRESENTATIVIDADE NEGRA EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
Dra. Janayna Alves Brejo (UEMG)
OS “MARCADORES DA PRÁXIS” NO OFÍCIO LIVREIRO
Doutoranda Samara Mírian Coutinho (CEFET-MG)
PROCESSOS EDITORIAIS NOS LIVROS DE AILTON KRENAK
Mes. Alessandra Araújo Magalhães (CEFET-MG)
FLUTUA: uma imersão poética, multimídia e interativa no processo de aceitação LGBTQIAPN+
Dr. Leonardo Lucas de Oliveira Neves (UNESP)
Maurício Elias Klafke Dick (UNESP)
GT 8 – O (des)conhecido nas artes e nas ciências (presencial)
Coordenação: Paulo Roberto Barreto Caetano (UNIMONTES)
Sessão: “Aparições do estranho 2”
LOCAL: Sala 2
ENSAIANDO APARIÇÕES
Mestranda Rnld Nogueira (UFC)
ENTRE SOMBRAS E ESPELHOS: A MELANCOLIA NO CINEMA COMO EXPERIÊNCIA DO INQUIETANTE
Mariane Bento Lins
LI E ACEITO OS TERMOS DE USO E CONDIÇÃO: O Horror Burocrático em Artes Participativas e Programas performativos
Mestrando Vinicius Andrade (UNESP)
Mestrando Henrique Zadoroguoi (UNESP)
GT 11 – Agência nas interseções entre IA e Arte (presencial)
Coordenação: Fernando Fogliano (UNESP) e Rosangela Leote (UNESP)
Sessão: “Inteligência artificial e criação”
LOCAL: Sala 1
FOTOGRAFIA: DA ONTOLOGIA À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Dr. Wayner Tristao Gonçalves (UFSB)
ESCREVER-COM: SIMPOIÉTICA E A EMERGÊNCIA DE ESCRITURAS ILEGÍTIMAS NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Doutorando Antonio da Mata (UNB)
DO GESTO AO TEXTO, RELAÇÕES ENTRE IMAGENS ARQUETÍPICAS E AS GERADAS POR IA
Dr. Paulo Roberto Gomes Pato (ANEEL)
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NO MERCADO PUBLICITÁRIO: ESTUDOS PRELIMINARES DO MERCADO MACAPAENSE
Dra. Jeane Natália Afonso Pessoa (IFAP)
Emily Camila de Oliveira Lopes (IFAP)
Loyani Pinheiro Barata (IFAP)
Cristian Cipriani (IFAP)
Weberson Ferreira Dias (IFAP)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Educação e tecnologias digitais”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
A EDUCAÇÃO PARA GOLPES E FRAUDES DIGITAIS: A CARTILHA
Doutoranda Carla Gonçalves Távora (UNESP)
Dr. Eduardo Martins Morgado (UNESP)
TERRITÓRIOS PRATICADOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TEATRO PERFORMATIVO COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR ONELIO PORTO
Mestrando Wellington Saraiva (UFC)
A FICHA TÉCNICA: ANÁLISE COMPARADA ENTRE CONTEÚDO DIDÁTICO E
EXECUÇÃO PRÁTICA DA MODELAGEM PLANA NAS REVISTAS MODA MOLDES, MANEQUIM E MOLDES CIA
Mestrando Mateus Aparecido de Moraes (UDESC)
Aline Costa Marques (UDESC)
Eduardo Trauer (UniAcademia)
PERCURSO ARTÍSTICO-EDUCATIVO-BRINCANTE PANELINHA (DES) MATA
Mes. Leila Patrícia de Jesus Santos Requião
Dr. José Antonio Carneiro Leão (UNEB)
AGUAPÉ: ARQUEOLOGIAS PERFORMATIVAS PARA UM FIM DO MUNDO NÃO TÃO BREVE ATRAVÉS DO ENSINO DE ARTE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Mestrando Wellington Saraiva (UFC)
FALA DE ARTISTA – ARTIST TALK (presencial)
LOCAL: GALERIA
Gabe Nascimento
Lila Almeida
Camila Felícitas
17h30-18h45 (GMT-3) – Mesa redonda plenária
Dr. Antonio Wellington de Oliveira Junior (Tutunho) (UFC)
Dr. CiberPaje (UFG)
Mediação: Dr. Fabrício Fernandino (UFMG)
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
18h45 (GMT-3) – Programação artística/cultural
Lançamento coletivo
LOCAL: Pátio externo
28 DE MAIO/2025 (3º dia)
(quarta-feira)
9h00-10h30 (GMT-3)
GT 12 – Fronteiras indisciplinares (presencial)
Coordenação: Guilherme Rodrigues Bruno (UFFS) e Marcela Alvares Maciel (UFFS)
Sessão: “A indisciplina como método”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
ARTE, AUTISMO E FICÇÃO ESPECULATIVA: EXPLORANDO FRONTEIRAS INDISCIPLINARES ATRAVÉS DE ARTEFATOS ABSTRATOS
Doutorando Daniel Malva (UNESP)
POR UMA HISTÓRIA DA ARTE NO PLURAL: TRAJETÓRIAS DE UMA ARTISTA, DOCENTE E PESQUISADORA
Doutoranda Iriane Du Aguiar Leme (UNESP)
Dra. Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro (UNESP)
EMARANHAMENTO DE INTELIGÊNCIAS
Dr. Francisco Carlos de Carvalho Marinho (UFMG)
NA FRONTEIRA ENTRE LINGUAGENS: INTERSEÇÕES QUE ROMPEM BARREIRAS GEOGRÁFICAS E LINGUÍSTICAS
Doutoranda Brenda Marques Pena (CEFET-MG)
ESCOLA: UM PONTO DESCONHECIDO DE CULTURA NA VIDA DA COMUNIDADE
Doutoranda Ana Carolina Conceição (UNB)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Memória, ficção e crítica 2”
LOCAL: Sala 3
SIMPOIESE E MEMÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO AMADEU (2024)
Mes. Felipe Canêdo Figueiredo (Universidade do Minho)
CULTURA EM REFÚGIO: UMA ANÁLISE DO FILME GREGO MUNDOS OPOSTOS
Dra. Fernanda Alencar Pereira (UnB)
Mestranda Laís Vitória Cunha de Aguiar (UnB)
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA AUDIOVISUAL DAS LOCADORAS DE FILMES: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “CINEMAGIA – A HISTÓRIA DAS VIDEOLOCADORAS DE SÃO PAULO”
Mestranda Denise Maria Costa (UNESPAR)
BOTTLE DUETS
Dra. Luciana Mizutani (Universidade de Ghent)
OZU E MIZOGUCHI – DIÁLOGOS ENTRE O BANAL E O INSÓLITO
Mes. Maria Celia Moro Kimura (UNESP)
GT 4 – Arte, mídias e tecnologias digitais (presencial)
Coordenação: Alessandra Lucia Bochio (UFRGS), Clarissa Rita Daneluz, Larissa Macêdo ( FEBASP) e Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
Sessão: “Borrando as fronteiras”
LOCAL: Sala 5
ARMAZENAMENTO DIGITAL POR DNA SINTÉTICO E SUAS APLICAÇÕES NA PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIOS CULTURAIS
Doutor Italo Travenzoli (UFMG)
Graduando João Vitor Expedito Nunes (UFSJ)
DOS OBJETOS AS COISAS NAS OBRAS DE ARTE
Doutorando Jonas Esteves de Bem (UFRJ)
ARTE DIGITAL BASEADA EM ARDUINO: DOIS PROJETOS ARTICULANDO MÍDIA E PALAVRA
Doutorando Estêvão da Fontoura Haeser (UFRGS)
Joel Martins Grigolo Junior (IFRS)
PRESERVAÇÃO DIGITAL DO PATRIMÔNIO: INTERDISCIPLINARIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS HUMANIDADES DIGITAIS
Mestranda Beatriz Righetti Ferreira (UNESP)
Dra. Joedy Luciana Barros Marins Bamonte (UNESP)
A CÓPIA DA CÓPIA NA ERA DE SUA PROLIFERAÇÃO TÉCNICA
Dr. Leonardo Foletto (FGV)
Rafael Bresciani (Accademia di Belle Arti SantaGiulia di Brescia)
RESIDÊNCIA DE LEITURA (presencial)
Coordenação: João Vilnei de Oliveira Filho (UFC)
Sessão de leitura dos textos
LOCAL: Sala 7
POÉTICAS E POLÍTICAS DO CONTEMPORÂNEO : O QUE PODE O SENSÍVEL NESSES TEMPOS?
Dra. Diogivania Maria Da Silva (Coletivo Revoança)
SILÊNCIOS E ESCUTAS PÓS-DIGITAIS COMO METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR
Dra. Marcela Alvares Maciel (UFFS)
METAIS VIVOS NA LITERATURA
Doutorando Bruna Albuquerque Bortolotti (UFC)
O SOM SURDO DO METAL: DUAS OBRAS DE WILLYS DE CASTRO
Mestrando Caio Vinícius Bonifácio (USP)
EMULAÇÃO DE JOGOS E A PRESERVAÇÃO DE ACERVO DIGITAL
Heron Veríssimo de Souza (UFC)
Mestranda Rochelle Silveira Lima (Unicatólica)
DIANTE DO ABISMO, OS FANTASMAS: NOTAS SOBRE UM CINEMA ESPECULATIVO LATINO-AMERICANO
Doutoranda Ana Clara Mattoso (UFRJ)
SALVO PELO GONGO: SE SUICIDAR PARA UM DEVIR DESTRUIÇÃO NA ARTE
Mestranda Carina Maciel Gonçalves (PUC-SP)
MUSEU MATRIOSKA: UM MUSEU DENTRO DE UM MUSEU DENTRO DE UM MUSEU…
Dr. João Vilnei de Oliveira Filho (UFC)
UM TREM FANTÁSTICO SERPENTEANDO LETRAS E PAISAGENS MINEIRAS
Dra. Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva (UNEB)
GT 6 – Literatura digital: produção, teoria e crítica (presencial)
Coordenação: Andréa Catrópa (UAM), Marcio Prado (UEM) e Rejane Rocha (UFSCar)
Sessão: “Narrativas digitais”
LOCAL: Sala 2
REFAZENDO A VIDA VIVA PELA ESCRITA DOS DIAS: CRÔNICAS DIGITAIS E AS NARRATIVAS DO MORAR DURANTE A PANDEMIA
Mes. Paula Lemos Vilaça Faria (UFMG)
NARRATIVAS INTERATIVAS EM TUDO PODE SER ROUBADO: O LIVRO COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Doutorando Helio Moise Rodrigues Viana (CEFET-MG)
A TRIPARTIÇÃO DO TEMPO EM NARRATIVAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA TEÓRICA
Mes. Natalia Corbello (UEM)
LITERATURA DIGITAL NO TEMPO DAS BIG TECHS
Dra. Rejane Rocha (UFSCAR)
GT 11 – Agência nas interseções entre IA e Arte (presencial)
Coordenação: Fernando Fogliano (UNESP) e Rosangela Leote (UNESP)
Sessão: “Refletindo sobre agência e a criação”
LOCAL: Sala 1
AGÊNCIA FRACA EM ARTE PROGRAMADA: INTENCIONALIDADE E SIMULACROS DE AUTONOMIA
Mestranda Cristiane Duarte Siebra Simoes (UNESP)
COMPUTADORES CRIAM ARTE?
Mestrando Gabe Nascimento (UFMG)
ESTÉTICA DOS PROMPTS – PARTE1
Dra. Milena Szafir (UFCE)
FUNKWHALE: EMPODERANDO ARTISTAS INDEPENDENTES NA NOVA ERA DA DISTRIBUIÇÃO MUSICAL
Júlio César de Sousa (UFSJ)
Dr. Flávio Luiz Schiavoni (UFSJ)
Gustavo Ferreira Custódio (UFSJ)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Edições, criação, crítica e outras práticas 3”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
SOCORRO! TEM LITERATURA NO MEU FEED!
Doutoranda Bianca Francischini Lisita (UFSCar)
MEMÓRIA ALUGADA, 2 DE JULHO
Mes. Daniel Soto Araujo (UFBA)
UM VOO SOBRE A NOVA ZELÂNDIA (AFOA.NZ) – UM VIDEOLIVRO INTERATIVO
Doutoranda Gisela de Castro (The University of Waikato/NZ)
O ESQUELETO, A POEIRA E A SEGUNDA NATUREZA
Dra. Fernanda Cavalcanti de Mello (UERJ)
Maria do Carmo de Morais (UERJ)
Maristela Petry Cerdeira (UERJ)
O USO DE RITUAIS NO MEIO AMBIENTE EM UM NOVO GÊNERO DE ARTE PÚBLICA: 3 ESTUDOS DE CASO
Dr. Gonzalo Enrique Bernal Rivas (Universidad de Guanajuato)
10h45-12h30 (GMT-3) – Mesa redonda plenária
Dr. Fernando Codevilla (UFSM)
Dr. Milton Terumitsu Sogabe (Universidade Anhembi-Morumbi)
Bruna Ferraz (CEFET-MG)
Mediação: [em breve]
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
11h-12h30 (GMT-3)
FALA DE ARTISTA – ARTIST TALK (presencial)
LOCAL: GALERIA
Ana Moravi
12h30-14h00 (GMT-3) – Programação de Almoço
14h00-15h45 (GMT-3)
GT 12 – Fronteiras indisciplinares (presencial)
Coordenação: Guilherme Rodrigues Bruno (UFFS) e Marcela Alvares Maciel (UFFS)
Sessão: “Mirando a paisagem fronteiriça”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
DESÁGUA: PAISAGENS POÉTICAS DE PIRACEMA
Dra. Geysiane Aparecida de Andrade
ARTE E CIÊNCIA OCEÂNICA: SUBJETIVIDADE E ATITUDE
Dra. Fabiane M. Borges (USP)
UM NOVO OLHAR PARA O GÊNERO DA PAISAGEM: A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM RURAL
Mestranda Claudete Luginieski (UNESPAR)
TÉDIO E A MELANCOLIA COMO MOTIVADORA DA FRAGMENTAÇÃO NARRATIVA EM IOGA, DE EMMANUEL CARRÈRE
Mestranda Monaliza Cristina do Nascimento Sousa (UFPI)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Memória, performance e narrativas”
LOCAL: Sala 3
A MEMÓRIA COMO UM BALIZADOR DA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA CIDADE DE MARAVILHA – SC
Mestrando Carlos Eduardo Rodrigues (UFFS)
EU TE ESCUTO: CONTE UM SONHO PARA UMA ÁRVORE – ENTRE TECNOLOGIAS ANCESTRAIS E POÉTICAS DO SENSÍVEL
Dr. Sardelich (UFRPE)
F. Ramany (UNILAB)
Dra. Diogivania Maria Da Silva (Coletivo Revoança)
LAMPEJO DE LU(Z)CIDEZ POLÍTICO-POÉTICA: A NARRATIVA DECOLONIAL DA GALERIA CLAUDIA ANDUJAR NO INHOTIM
Mestranda Ana Cláudia Muniz Soares Valério (CEFET-MG)
RECONEXÃO ARTE E MODA: NARRATIVAS DE OBJETOS OBLITERADOS
Doutoranda Priscila Rezende Portugal (UFMG)
Paula Magalhães Teixeira (UEMG)
AS INTERSEÇÕES ENTRE AS PERFORMANCES GILBERTO GIL E JOÃO GILBERTO AO VIOLÃO E VOZ EM DESAFINADO
Mestrando Samy Erick (UFMG)
GT 4 – Arte, mídias e tecnologias digitais (presencial)
Coordenação: Alessandra Lucia Bochio (UFRGS), Clarissa Rita Daneluz, Larissa Macêdo ( FEBASP) e Marina Bortoluz Polidoro (UFRGS)
Sessão: “Educação, edição e publicações”
LOCAL: Sala 5
QUEBRA QUADRO: PROCESSO DE CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TIRINHAS PARA REDE SOCIAIS
Mestrando Lucas de Araújo Nóbrega (UFP)
NARRATIVAS GRÁFICAS HÍBRIDAS: DESIGN, MULTILINEARIDADE E REALIDADE AUMENTADA
Doutorando Carlos Felipe Luvizotto (UAM)
Dra. Suzete Venturelli (UAM)
CALIGRAFIA DIGITAL E PROJEÇÃO MAPEADA
Christian Coelho Barbosa (UFMG)
Dr. Emerson Eller (UFMG)
CASO DE ENSINO DE ARTES VISUAIS: CULTURA VISUAL DOS JOGOS DIGITAIS E A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS
Doutoranda Patricia Nunes Martins (IFSC)
Carlos Eduardo Pieri (IFSC)
O LEGADO DO CIACT-SAD NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E NA LITERACIA DIGITAL
Doutoranda Emanuelle de Oliveira Silva (UFMG)
Ana Luiza Pedrosa Camilo (UEMG)
GT 5 – O livro e suas técnicas (presencial)
Coordenação: Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) e Elaine Martins (CEFET-MG)
Sessão: “Relatos de Experiências e Experimentos”
LOCAL: Sala 7
ENTRE LETRAS E EDIÇÕES: A CRIAÇÃO DE UMA FONTE PARA A LED, EDITORA-LABORATÓRIO DO CURSO DE LETRAS DO CEFET-MG
Dr. Mário Vinícius Ribeiro Gonçalves (CEFET-MG)
O FLUXO EDITORIAL DA EDITORA DA UFBA: experimentando tecnologias de inteligência artificial
Dra. Susane Barros (UFBA)
Dra. Flávia Rosa (UFBA)
SISÁLIDA – EDITORA CARTONERA UNIVERSITÁRIA (UNEB, CAMPUS XIV): experiência estética e editorial com estudantes de Letras no semiárido baiano
Dra. Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva (UNEB)
LITERATURA INFANTO-JUVENIL EM EDITORA UNIVERSITÁRIA
Dra. Carla Viana Coscarelli (UFMG)
Camila Augusta P. Figueiredo (UFMG)
A MULTIDISCIPLINARIDADE COMO FACILITADORA DA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS
Mestrando Alex Rodrigues Zani (CEFET-MG)
GT 6 – Literatura digital: produção, teoria e crítica (presencial)
Coordenação: Andréa Catrópa (UAM), Marcio Prado (UEM) e Rejane Rocha (UFSCar)
Sessão: “Jogos e literatura digital”
LOCAL: Sala 2
ENTRE A ORALIDADE E O DIGITAL: PRÁTICAS INCORPORADAS E FENÔMENOS ERGÓDICOS EM JOGOS DIGITAIS
Doutoranda Caroline de Assis Campos Pinagé (UEA)
Allison Marcos Leão da Silva (UEA)
A MALEABILIDADE DAS FRONTEIRAS DO “JOGO LITERÁRIO” NA ELECTRONIC LITERATURE COLLECTION VOL. 4
Mestrando André Pithon Calió (UFSCar)
CANTANDO A HISTÓRIA: A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM ELEMENTOS MUSICAIS DE THE WITCHER 3
Dr. Márcio Roberto do Prado (UEM)
GT 13 – Mistérios e desconhecidos em narrativas de jogos (presencial)
Coordenação: Adriana Falqueto Lemos (IFSULDEMINAS)
Sessão: “Jogos digitais, poéticas, mistérios e narrativas”
LOCAL: Sala 1
CYBERPUNK 2077 E O MOVIMENTO CYBERPUNK
João Paulo Rodrigues dos Santos (CEFET-MG)
Doutoranda Sabrina Ramos Gomes (CEFET-MG)
Dr. Wagner José Moreira (CEFET-MG)
O DESCONHECIDO NA NARRATIVA DE JOGOS: REFLEXÃO SOBRE O “UNCANNY” EM NIER REPLICANT
Doutoranda Beatriz Denoni Pereira (UNESP)
Doutoranda Sarah Villanova Galvão (UNESP)
Doutorando Rodrigo Dorta (UNESP)
MISTÉRIO EM IMMORTALITY (2022)
Dra. Adriana Falqueto Lemos (Ifsuldeminas)
Mes. Bruno Gutierrez Ratto Clemente (Ifes)
Gabrielle dos Santos Silva (Ifsuldeminas)
O TEXTO COMO IMAGEM: A ESCRITA COMO PROCESSO DE PINTURA
Mestranda Sofia Ribeiro de Assis (UFMG)
PARAPARA E A POÉTICA DO ENCONTRO
Mes. Rafael dos Santos Oliveira (IFPB)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “Edições, criação, crítica e outras práticas 4”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
TÉCNICA E TECNOLOGIA EM UM DESIGN ARTESANAL E CONTRA-HEGEMÔNICO
Mestrando Cleilton Pereira dos Santos (UFPE)
Elígia Filgueiras de Freitas (UFPE)
PONTO DE INFLEXÃO NA LINEARIDADE DA MODERNIZAÇÃO: A TECNOLOGIA DA MARCENARIA ARTESANAL EM DIÁLOGO COM O DESIGN
Mestrando Cleilton Pereira dos Santos (UFPE)
HUMANA-MÁQUINA, IMAGEM-HUMANA
Doutorando Rafael Costa Geremias (UESC)
TECENDO O ESPAÇO URBANO: ARTE, TECNOLOGIA E NATUREZA
Mestranda Flora de Oliveira Benedito (UFBA)
A ARARINHA-AZUL COMO UM SÍMBOLO DE ESPERANÇA: A IDENTIDADE VISUAL DO PORTAL CORPUS TOPONYMICUM BAHIAE
Doutorando Iago Gusmão Santiago (UEFS)
Liliane Lemos Santana Barreiros (UEFS)
16h00-17h30 (GMT-3)
GT 5 – O livro e suas técnicas (presencial)
Coordenação: Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) e Elaine Martins (CEFET-MG)
Sessão: “Escrita, Criação e Arte do Livro”
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
A ESCRITA, O LIVRO E AS PRÁTICAS EDITORIAIS A PARTIR DO NOVO DIÁRIO, DE EDUARDO FRIEIRO
Miguel Antônio Santa de Amorim (CEFET-MG)
Dra. Elaine Amélia Martins (CEFET-MG)
COLABORAÇÃO OU IMBRICAÇÃO: um estudo conceitual do limite entre criação literária e edição de livro
Doutoranda Flávia Denise de Magalhães (UFMG)
A MATERIALIDADE DO LIVRO DE ARTISTA E AS INTERFERÊNCIAS NO MODO DE LEITURA
Mestranda Maria Julia Ourique Xavier (UFMG)
A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM VERBO-VISUAL E MATERIALIDADE DO LIVRO ET EU TU, DE MARCIA XAVIER E ARNALDO ANTUNES
Alícia Teodoro da Silva (CEFET-MG)
Mestranda Dr. Wagner Moreira (CEFET-MG)
O PROJETO GRÁFICO DE COLIDOUESCAPO: um novo livro para uma poética nova
Dr. Julio Abreu (CEFET-MG)
GT 7 – Territórios da memória (presencial)
Coordenação: Cristina Horta de Almeida (UFMG)
Sessão: “Preservação, espaços e arquivos digitais”
LOCAL: Sala 3
A MONTAGEM MEMORIALÍSTICA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA E A CIRCULAÇÃO DAS IMAGENS DE ARQUIVO
Dra. Glaura Cardoso Vale (CEFET-MG)
PRESERVAÇÃO INTEGRAL: A INDÚSTRIA COMO AGENTE DA PRESERVACIONISTA
Doutoranda Emanuelle Silva (UFMG)
Ana Raquel Almeida França (UEMG)
MEMÓRIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO NA OBRA TARDIA DE WILLYS DE CASTRO
Mestrando Caio Vinícius Bonifácio (USP)
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E MEMÓRIA COLETIVA NO BRÁS
Mes. Ellen Nicolau (Unifesp)
Mes. Rosana Barros dos Santos (Unifesp)
AURA DA LUTA: MEMÓRIA DE REEXISTÊNCIA DE MULHERES EM SUAS DIVERSIDADES NA COMUNIDADE DANDARA, PERIFERIA DE BELO HORIZONTE/MG
Doutorando Rogério Alexandre das Dores (UFRJ)
Dra. Luciana da Cruz Neves (UFRJ)
REALIDADE AUMENTADA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO MUSEU HISTÓRICO JACINTO DE SOUSA
Dr. João Vilnei de Oliveira Filho (UFC)
GT 13 – Mistérios e desconhecidos em narrativas de jogos (presencial)
Coordenação: Adriana Falqueto Lemos (IFSULDEMINAS)
Sessão: “Memória, arte, jogos e educação”
LOCAL: Sala 5
JOGOS DE HORROR RETRÔ, LOST MEDIA E O PAPEL DA PIRATARIA COMO PRESERVAÇÃO DIGITAL
Mes. Luciano Marcio de Moraes Chacur (UEMG)
O ANTIGAMEPLAY: ANTITRAMA, METANARRATIVA E AUSÊNCIA DE CONFLITO EM JOGOS DE PUZZLE CONTEMPORÂNEOS
Mes. Rafael dos Santos Oliveira (IFPB)
“A NOSSA LIBERDADE É A SUA LIBERDADE”: DISCURSOS, PRÁTICAS E EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA NOS JOGOS DA FRANQUIA THE WITCHER
Doutorando Caio Netto dos Santos (UNESP)
CONTÉM INGREDIENTES DE VERDADE: GAME ARTE NO THE SIMS 4
Mestranda Estelle Flores (PUC-SP)
PROTAGONISMO DE CORES E MÚSICA COMO PROTOCOLOS DE LEITURA EM GRIS (2018): UMA JORNADA PELAS FASES DO LUTO
Dra. Adriana Falqueto Lemos (Ifsuldeminas)
Rossanna dos Santos Santana Rubim (Ifsuldeminas)
Maria Eduarda Borges Claro (Ifsuldeminas)
Isadora Santana Rubim (Ifsuldeminas)
RESIDÊNCIA DE LEITURA (presencial)
Coordenação: João Vilnei de Oliveira Filho (UFC)
Sessão de discussão sobre os textos
LOCAL: Sala 7
POÉTICAS E POLÍTICAS DO CONTEMPORÂNEO : O QUE PODE O SENSÍVEL NESSES TEMPOS?
Dra. Diogivania Maria Da Silva (Coletivo Revoança)
SILÊNCIOS E ESCUTAS PÓS-DIGITAIS COMO METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR
Dra. Marcela Alvares Maciel (UFFS)
METAIS VIVOS NA LITERATURA
Doutorando Bruna Albuquerque Bortolotti (UFC)
O SOM SURDO DO METAL: DUAS OBRAS DE WILLYS DE CASTRO
Mestrando Caio Vinícius Bonifácio (USP)
EMULAÇÃO DE JOGOS E A PRESERVAÇÃO DE ACERVO DIGITAL
Heron Veríssimo de Souza (UFC)
Mestranda Rochelle Silveira Lima (Unicatólica)
DIANTE DO ABISMO, OS FANTASMAS: NOTAS SOBRE UM CINEMA ESPECULATIVO LATINO-AMERICANO
Doutoranda Ana Clara Mattoso (UFRJ)
SALVO PELO GONGO: SE SUICIDAR PARA UM DEVIR DESTRUIÇÃO NA ARTE
Mestranda Carina Maciel Gonçalves (PUC-SP)
MUSEU MATRIOSKA: UM MUSEU DENTRO DE UM MUSEU DENTRO DE UM MUSEU…
Dr. João Vilnei de Oliveira Filho (UFC)
UM TREM FANTÁSTICO SERPENTEANDO LETRAS E PAISAGENS MINEIRAS
Dra. Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva (UNEB)
GT 6 – Literatura digital: produção, teoria e crítica (presencial)
Coordenação: Andréa Catrópa (UAM), Marcio Prado (UEM) e Rejane Rocha (UFSCar)
Sessão: “Análises e questões gerais da literatura digital”
LOCAL: Sala 2
IDENTIDADE E RESISTÊNCIA NA LITERATURA DIGITAL
Doutoranda Fernanda Corrêa (UFMG)
Paula M. Teixeira (UEMG)
DO PAPEL AO PIXEL: O IMPACTO DA DIGITALIZAÇÃO NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO
Dra. Andréa Catrópa da Silva (UAM)
LITERATURA DIGITAL E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: CAMINHOS PARA NARRAR O PRESENTE
Doutorando Dayane Argentino Dias (UFSCar)
“ENSINAR O QUE NÃO SE SABE”: PESQUISA E INVENÇÃO COM AS LITERATURAS DIGITAIS
Dra. Ana Carolina Coelho (UNIRIO)
FUTUROS CAPTURADOS: POR UMA ANTROPOFAGIA DIGITAL
Doutorando Gláucio Zani (CEFET-MG)
GT X – Desconhecido (online)
Coordenação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
Sessão: “O corpo, o humano e explorações fronteiriças”
LOCAL: ZOOM/TEAMS
BODYSTORMING E ESTRANHAMENTO: ESTRATÉGIAS PARA O DESCONHECIDO NO PROCESSO DE IDEAÇÃO
Doutorando Christian Cambruzzi da Silva (UFSC)
Ricardo Triska (UFSC)
BODYSTORMING COMO CAMPO PARA O DESCONHECIDO: UMA ANÁLISE PELA LENTE DA COGNIÇÃO ENATIVA
Doutorando Christian Cambruzzi da Silva (UFSC)
Dr. Ricardo Triska (UFSC)
INALGORITMÁVEL
Mes. Rodrigo Leal Andrade Pinheiro (UFF)
EMBRUTECIMENTOS: DA CRISTALIZAÇÃO DE TEMPORALIDADES À PETRIFICAÇÃO DOS CORPOS
Doutorando Henrique Walter Ribeiro (UFSM)
Rebeca Lenize Stumm (UFSM)
MULHERES INVISIBILIZADAS: UMA PRÁTICA PERFORMATIVA NO CAMPO
DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Mestranda Cristine Carvalho Nunes (UFSM)
Dra. Gisela Reis Biancalana (UFSM)
Doutoranda Luana Furtado Ramos Cairrão (UFSM)
FALA DE ARTISTA – ARTIST TALK (presencial)
LOCAL: GALERIA
Giovanna Pizzini
Luscus
Miguel Alonso
17h30-18h45 (GMT-3) – Mesa redonda plenária
Dr. Alckmar Luiz dos Santos (UFSC)
Dra. Anahí Alejandra Ré (Universidad Provincial de Córdoba)
Mediação: Dr. Rogério Barbosa da Silva (CEFET-MG)
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
18h45-19h45 (GMT-3) – Mesa redonda plenária
Dr. Carlos Eduardo Maldonado – Universidad El Bosque
Mediação: Dr. Pablo Gobira (UEMG)
LOCAL: Auditório (e live no Youtube)
19h45 (GMT-3) – Programação artística/cultural
LOCAL: Pátio externo e galeria